‘Os Contos d’Avó’ no Teatro da Didascálica Famalicão

Por Rita Almeida / Quinta-feira, 21 de Setembro de 2017 / Publicado na categoria Cultura, Notícias

‘Os Contos d’ Avó’ promovidos pelo Teatro da Didascália, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, estão de regresso à vila de a Joane. O festival arranca já no próximo dia 28 de setembro e ao longo de três dias consecutivos, público e narradores convidados percorrerão três caminhos: o caminho da sabedoria, o caminho da intuição e o caminho da celebração.

No dia 28, no âmbito do caminho da sabedoria, o público será convocado para uma concentração no Largo 3 de Julho (Joane), de onde partirá, a pé, para a Casa da Igreja, acompanhado pelos sons da CAISA – Cooperativa de Artes, Intervenção Social e Animação, sob direção de Alberto Fernandes.

O segundo dia de festival, no âmbito do caminho da intuição, o público será convidado a subir até ao cimo do monte, onde se encontra a Capela dos Santos Passos, uma capela que andou de local em local, até se fixar definitivamente na parte alta da vila de Joane.

O festival termina em festa, no sábado, 30 de setembro, com o caminho da celebração. As atividades começarão às 15h00, com um workshop de danças tradicionais, por Ricardo Carneiro, diretor da Rusga de Joane, seguido por um workshop de percussão (às 16h), por Alberto Fernandes, coordenador da CAISA.

O festival sai, assim, da esfera exclusiva do espaço privado, como foi usual nas três primeiras edições, e entra num misto de espaço privado e espaço público. Dinamizar espaços icónicos de Joane, estimular a viagem metafórica dos sentidos e da imaginação, promover o sonho, o riso e a partilha, continuam a ser os grandes objetivos deste evento. Uma viagem sensorial, onde a narração se alia a espaços não convencionais, na busca dessa partilha maior que se chama memória coletiva.

TOP