“Papéis Secundários” livro de Daniel Gonçalves apresentado em Santo Tirso

Por Rita Almeida / Quarta-feira, 04 de Outubro de 2017 / Publicado na categoria Cultura, Nacional

Dia 7 de outubro, pelas 15h00, Daniel Gonçalves regressa a Santo Tirso, terra onde cresceu e viveu, para apresentar o seu novo livro, “Papéis Secundários”. O poeta estará à conversa com o público no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves, numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal.

A rúbrica “Encontros na Biblioteca”, promovida pela Câmara Municipal de Santo Tirso, estende-se ao Centro Cultural Municipal de Vila das Aves. Daniel Gonçalves apresentará o seu mais recente livro, “Papéis Secundários”, e estará à conversa com o público num momento descontraído, onde a poesia volta a ser novamente rainha.

Daniel Gonçalves nasceu em Wetzikon, cantão suíço de Zurique, em 1975. Vive na ilha açoriana de Santa Maria, onde é professor de português do ensino básico e secundário, desde 1999. É, segundo o próprio, “de todos os lugares onde acordou e adormeceu, mas é em Santo Tirso onde tudo começa e acaba e em Santa Maria onde tudo acaba e começa”.

Publicou o primeiro livro de poesia em 2000, participou em diversas antologias e revistas literárias. A sua obra foi reconhecida por diversas vezes, destacando-se galardões como o Prémio Revelação de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores APE/IPLB 1997, o Prémio de Poesia Cesário Verde 2003, o Prémio de Poesia Manuel Alegre IPL 2010, o Prémio de Poesia Manuel Maria Barbosa du Bocage, em 2014 e o Prémio Nacional de Poesia Natércia Freire em 2016. Neste ano foi igualmente homenageado na “Poesia Livre”, iniciativa realizada anualmente pelo Município de Santo Tirso. Faz parte, desde 2013, do Plano Regional de Leitura, Ler Açores.

TOP