Dia Mundial da Saúde Mental assinalado em Santo Tirso

Por Rita Almeida / Terça-feira, 10 de Outubro de 2017 / Publicado na categoria Notícias, Regional

A Câmara Municipal de Santo Tirso e o Centro Hospitalar Médio Ave assinalam, hoje, as comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental. A iniciativa está a ter lugar na sala principal da IMOD, na Fábrica de Santo Thyrso.

Alinhada com o Plano Municipal de Saúde e dirigida a técnicos de intervenção social, saúde e estudantes, a atividade integrará duas mesas-redondas com base nos temas “Interface entre a Saúde Mental e Justiça: diferentes perspetivas” e “Redes Sociais e Cyber-Bullying: novos desafios para a Saúde Mental”.

O programa iniciou por volta das 9h30 desta manhã e irá decorrer  até bem perto das 17h00.

A directora dos serviços de saúde mental do Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA), Dra Mariana Serra Lemos falou sobre a importância desta acção no dia em que se comemora precisamente O Dia Mundial da Saúde Mental

“Este debate sobre a saúde tem como objetivo aproximar a comunidade com este problema. Os estigmas com a saúde mental são sempre assuntos que são necessários debatermos porque se todos ajudarmos podemos fazer mais. Eu sou psiquiatra, que tem objetivo tratar e a saúde mental pode ajudar a evitar toda a população, mesmo aquela que não está doente. Temos alguma obrigação, como profissionais de saúde, aproximar-nos da comunidade”.

Por sua vez, o presidente do Concelho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Ave, Dr António Barbosa apontou a necessidade do serviço de internamento que estará para breve como algo indispensável para as populações de santo Tirso, Famalicão e Trofa.

“O serviço para ficar completo, para além das consultas externas que faz, o hospital tem alguns tratamentos, que recebem o tratamento e voltam para casa. Além destes dois tratamentos, falta a terceira que é internamento de saúde mental, que está previsto há 4 ou 5 anos que está para ser implementado aqui em Santo Tirso na unidade hospitalar”.

A representar a autarquia de Santo Tirso esteve o vereador José Pedro Machado que também falou das parcerias que a Câmara estabelece, sublinhando que a saúde é uma das vertentes mais importantes para o Município.

“Estas iniciativas têm tido resultado muito positivo, por isso é que estamos aqui hoje a organizar este dia mundial da saúde mental e que de facto é uma parceria que tem tido resultados positivos. A saúde mental é um dos eixos, quer do desenvolvimento social, quer do  desenvolvimento municipal. Estas iniciativas envolvem a sociedade, envolvem as entidades, também, a PSP que tem feito um trabalho extraordinário na temática da saúde mental”.

Dia Mundial da Saúde Mental assinalado hoje em Santo Tirso

Partilhe
TOP