Santo Tirso com projeto piloto para uma alimentação saudável

Por Rita Almeida / Segunda-feira, 16 de Outubro de 2017 / Publicado na categoria Notícias, Regional

Santo Tirso vai ser o concelho de um projecto piloto que visa a alimentação saudável, isto no dia em que se comemora, precisamente, o dia Mundial da alimentação Saudável.

Esta manhã governo e autarquia tornaram público esse protocolo. Segundo o secretário de estado da saúde, Fernando Araújo, este é um passo importante para o futuro e começa em Santo Tirso.

“Uma das questões mais relevantes para a saúde em Portugal tem haver com a questão da promoção de uma alimentação saudável é um dos factos que leva a anos de vida perdidos. E nós queremos fazer de Santo Tirso um exemplo para o país. Existe uma grande abertura da Câmara para trabalhar com o ministério da saúde em muitas medidas para depois no final termos integrada como podemos mudar este problema e aposta na prevenção da saúde, na prevenção da doença e termos os melhores indicadores a curto médio prazo”.

Já Joaquim Couto recordou que foi ele, enquanto deputado que esteve na origem da lei que limita o sal na comida.

“Na nossa opinião e, também, na opinião do Ministério, é mais vantajoso para o estado promover a saúde do que curar a doença. E o nosso sistema de saúde está muito virado para a cura da doença e o estado tem feito um investimento na promoção da saúde. O estado tem feito todas as atividades humanas.”

Quando ao protocolo assinado o autarca mostrava-se orgulhoso

“A intenções e as políticas municipais complementadas pelas políticas municipais, neste caso deste governo, temos agora uma sintonia perfeito, pelo menos no nos municípios, onde saiu daqui um conjunto de medidas para os próximos anos virmos a constatar os resultados práticos dessas medidas. Nós e o governo. E estou muito orgulho do governo ter escolhido o município de Santo Tirso para aplicar este projeto piloto.”

Alimentação saudável vai ter um projecto piloto em Santo Tirso

Partilhe
TOP