Santo Tirso festejou Dia Internacional das Cidades Educadoras

Por Rita Almeida / Quinta-feira, 30 de Novembro de 2017 / Publicado na categoria Notícias, Regional

Santo Tirso festejou hoje o Dia Internacional das Cidades Educadoras com uma cerimónia comemorativa que teve lugar nos Paços do Concelho e que juntou várias escolas do Concelho e projectos de educação e integração social.

No final da cerimónia, a Vereadora do Pelouro da Educação, Sílvia Tavares referiu que Santo Tirso promove a educação para todos.

“Santo Tirso é considerada uma cidade educadora porque promovemos a educação igual para todas as crianças, para todos os nossos alunos. Somos uma cidade que trabalha a inclusão social e, por isso, tiveram aqui presentes alunos da Escola de São Bento, onde temos a comunidade cigana. Portanto, fizemos desta forma, hoje comemoramos o dia da cidade educadora para no fundo dar a conhecer o que é uma cidade educadora”.

A inclusão social é uma das apostas principais da Autarquia a nível da educação, conforme referiu a vereadora Sílvia Tavares.

“Um dos princípios é a inclusão social. Trabalhamos também o ambiente e a sustentabilidade para termos cada vez melhores condições. Tivemos também a presença de Santo Tirso ativo com os nossos séniores porque também eles trabalham com as nossas crianças. O que permite uma educação transversal a vários níveis”.

Neste momento estão a decorrer vários projectos pelo concelho, conforme dá conta Sílvia Tavares

“Temos vários projetos que temos vindo a desenvolver. Temos o projeto Colored que já tivemos nas escolas em novembro em que pretendemos, através desse projeto, trabalhar mais uma vez a inclusão social pela cor.- Todas as crianças conhecem um código que é universal e que todas elas falam a mesma linguagem e desta forma estamos a trabalhar uma vez mais para a inclusão social. Outro projeto é a dislexia , para que as crianças possam ter a mesma igualdade na educação para conseguirmos, até ao 4º ano, perceber esse sintoma. As crianças por vezes até ao 4º ano não sabem ler e podemos estar a dizer que a criança tem dislexia e é muito prematura está a dizer”.

Mas em Janeiro Santo Tirso vai apresentar um projecto inovador na Área Metropolitana do Porto, o Agir Contra o Insucesso Escolar, conforme revelou a vereadora da educação.

“Temos um outro projeto que vamos lançar agora em janeiro que é agir contra o insucesso escolar e promover o sucesso escolar e desta forma iremos ter no 1º ciclo um trabalho pormenorizada, uma vez mais para trabalhar a inclusão social para aquelas crianças que têm mais dificuldades e muitas vezes porque tem menos condições económicas ou sociais e vamos ter uma equipa multidisciplinar que vai trabalhar expecificamente tendo em atenção as suas necessidades”.

Santo Tirso festejou hoje o dia internacional das cidades educadoras. Em 2018 a cerimónia internacional terá lugar na fábrica de Santo Thyrso.

Partilhe
TOP