Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla – 4 dezembro

Por Rita Almeida / Segunda-feira, 04 de Dezembro de 2017 / Publicado na categoria Curiosidades, Notícias

Esta data tenta chamar a atenção da população para a doença, desde os seus sintomas à sua gravidade e ao seu tratamento. Outro objetivo do dia passa por alertar para as necessidades das pessoas com esclerose múltipla e das suas vivências. Respeito e inclusão são dois motes para este dia.

A Esclerose Múltipla é uma doença crónica, inflamatória e degenerativa, que afeta o sistema nervoso central. Surge frequentemente entre os 20 e os 40 anos de idade e tem maior incidência nas mulheres do que nos homens. Vários fatores podem estar na sua origem, desde a hereditariedade, o ambiente ou o sistema imunológico.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, estima-se que em todo o mundo existam cerca de 2.500.000 pessoas com esclerose múltipla. Em Portugal a estimativa desta doença é de 5.000 doentes.

Alguns dos sintomas são: Fadiga; Alterações da sensibilidade; Dor; Alterações urinárias e intestinais;Alterações cognitivas;Alterações de humor e depressão;Perda da força muscular nos braços e nas pernas; Neurite ótica.

Partilhe
TOP