BIGMAT’17: Museus de Santo Tirso ganham prémios de arquitetura do mundo

Por Rita Almeida / Terça-feira, 05 de Dezembro de 2017 / Publicado na categoria Notícias, Regional

Um dos maiores prémios de arquitetura a nível internacional foi atribuído a Santo Tirso. Em causa, a obra de Siza Vieira e de Souto de Moura no Museu Internacional de Escultura Contemporânea e Museu Municipal Abade Pedrosa. Os projetos foram distinguidos com o Grande Prémio Nacional de Arquitetura, na terceira edição do “BigMat’17” – Internacional Architecture Award.

O Museu Internacional de Escultura Contemporânea e o Museu Municipal Abade Pedrosa estiveram entre 87 projetos candidatos, selecionados pelo júri entre os mais de 900 apresentados pelos sete países europeus participantes: França, Itália, Espanha, Bélgica, República Checa, Eslováquia e Portugal.

A sede do Museu Internacional de Escultura Contemporânea (MIEC) e a requalificação do Museu Municipal Abade Pedrosa foram inauguradas a 21 de maio de 2016. Siza Vieira e Souto de Moura trabalharam em conjunto, permitindo uma ligação entre os dois museus.

O novo edifício construído serve de sede ao MIEC, muito embora a sua entrada permita aceder aos dois Museus, com um serviço de atendimento único. Este espaço interpretativo, dotado de bibliografia e recursos tecnológicos, permite, por exemplo, que o visitante passe a poder ir junto de uma das 54 esculturas dispersas pela cidade, com auriculares, para fruir a peça e ao mesmo tempo ouvir uma explicação sobre a sua história e autor.

Já o Museu Municipal Abade Pedrosa, instalado na antiga hospedaria do Mosteiro de São Bento, classificado como Monumento Nacional,   é constituído essencialmente por objetos arqueológicos, provenientes de várias estações arqueológicas, cujo horizonte cronológico se estende desde o Paleolítico à Contemporaneidade, compreendendo artefactos de diferente natureza – materiais líticos, cerâmica, moedas, objetos em ferro e bronze, vidro e epígrafes.

A atividade do Museu incide em três áreas principais: a exposição permanente, as exposições temporárias e o auditório.

Partilhe
TOP