Adiadas explicações sobre mecanismo da defesa europeia

Por Rita Almeida / Quarta-feira, 06 de Dezembro de 2017 / Publicado na categoria Nacional, Notícias

A audição dos ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa, sobre a adesão de Portugal ao mecanismo de Defesa Permanente da União Europeia, foi cancelada.

A Comissão de Assuntos Europeus decidiu cancelar a audição porque não dispunha da informação que os deputados pediram ao Governo.

O CDS e o PCP não estiveram presentes na reunião da mesa e dos coordenadores da comissão, o PSD votou contra a realização da audição, o PS absteve-se e o BE defendeu que a audição deveria fazer-se mesmo considerando a falta de informação.

Um dos documentos pedidos ao início da tarde de ontem foi o plano de implementação da entrada de Portugal nesta cooperação permanente estruturada.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, disse que foi enviada uma nota explicativa desse documento e não o mesmo na íntegra, porque há elementos de natureza operacional que precisam de uma proteção acrescida.

Em declarações à Antena 1 o ministro da Defesa, Azeredo Lopes disse que o Governo enviou por escrito tudo o que podia enviar.

“O governo enviou tudo aquilo que podia enviar, embora da matéria reservada, à exceção daquilo que direta ou indiretamente se refere a aspetos operacionais. Porque é que o governo faz isto? Não é evidentemente para esconder o que quer que seja. Devo dizer que nunca outro governo foi tantas vezes ao parlamento para discutir e apresentar as suas razões e para explicar o que é neste caso concreto a cooperação estruturada permanente. O governo entende e neste caso especificamente em nome do governo o Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Defesa Nacional, que estas matérias são matérias reservadas”.

Azeredo Lopes lembra que os dois ministros envolvidos pediram que a reunião decorresse à porta fechada.

Apesar deste diferendo Azeredo Lopes diz que hoje, quando forem votadas as resoluções sobre esta matéria, PS, PSD e CDS vão estar de acordo.

Partilhe
TOP