Santiago e Maria os nomes de 2017

Por Rita Almeida / Sexta-feira, 29 de Dezembro de 2017 / Publicado na categoria Curiosidades, Notícias

Portugal deixou de ser um país dos “Manueís”, mas continua a ser um país de “Marias”. Em 2017, os nomes mais atribuídos foram de Maria e de Santiago.

Só em 2017 foram registadas 5.580 crianças com o nome de Maria, o que corresponde a quatro vezes mais alto do que o segundo classificado da lista – que é Leonor. Desta lista constam: Matilde em terceiro, Beatriz em quarto, Carolina em quinto e Mariana em sexto lugar. Os nomes surpresa desta lista são Benedita, Camila, Luana e Mara.

Quanto aos meninos, Santiago foi o nome de eleição em 2017. Existem 1.869 Santiagos em Portugal. Em segundo lugar está o nome de João e logo a seguir Francisco. Outros lugar mais comuns são: Afonso em quarto, Martim em quinto, Rodrigo em Sexto, Tomás em sétimo, Dinis em oitavo, Salvador em nono e Gustavo em décimo lugar.

Estes dados fornecidos Instituto dos Registos e do Notariado (IRN) entre janeiro e setembro. Entretanto, também, o Instituto Nacional de Estatística dá conta que de nasceram 63.783 crianças, no igual período de janeiro e setembro. O que corresponde a menos 6,6% do que no período homólogo. Ou seja, nasceram mais 32.699 meninos contra 31.000 meninas.

Partilhe
TOP