Dia do Crepe – 2 fevereiro

Por Rita Almeida / Sexta-feira, 02 de Fevereiro de 2018 / Publicado na categoria Curiosidades, Notícias

No dia 2 de fevereiro celebra-se, em França, o dia do crepe. A origem dessa comemoração é a festa da Chandeleur ou Fête des Chandelles, que corresponde à celebração do dia de Nossa Senhora das Candeias e de Nossa Senhora da Luz, em Portugal.

Essa festa religiosa, celebrada 40 dias após o nascimento de Cristo, era destinada à apresentação do menino Jesus no Templo. Mas antes de se tornar uma comemoração Cristã, os Célticos e os Romanos já celebravam a festa da candeia. Nessa data, eles acendiam velas e saíam em procissão pedindo aos deuses bênçãos de purificação e de prosperidade nas colheitas.

A partir do século V, o Papa Gelásio I decreta o dia 2 de fevereiro como Dia da Luz, momento da apresentação do Menino Jesus ao Templo. Assim, as tochas das igrejas eram substituídas por candeias bentas destinadas a afastar o mal, lembrando que Jesus é a Luz do mundo. E segundo a lenda, o Papa Gelásio I costumava nessa data distribuir crepes aos pobres em Roma.

Em fevereiro, na Europa, os dias recomeçam a ser mais longos. Então, os crepes sendo redondos e dourados também simbolizavam o sol que voltava finalmente após as longas e frias noites de inverno.

Na França, é costume reunir a família e os amigos no dia da Chandeleur e comer crepes, muitos crepes. Com açúcar, com chocolate, com frutas, com doce, é só escolher e, ainda, tem a possibilidade de pôr um recheio salgado: queijo, presunto, ovo, linguiça, frango, etc.

Partilhe
TOP