Dia Mundial da Internet mais segura – 6 fevereiro

Por Rita Almeida / Terça-feira, 06 de Fevereiro de 2018 / Publicado na categoria Curiosidades, Notícias, Regional

Hoje celebra-se o dia da internet mais segura e para comemorara esta data a câmara municipal de santo tirso organizou uma sessão de sensibilização sobre os perigos da má utilização da Internet.

“Cria e partilha com responsabilidade: uma internet melhor começa contigo” é o lema para este de 2018.

Luís Valente, docente da Universidade do Minho, alertou para os riscos que a internet pode trazer.

“Em termos de riscos são sempre os de exposição pessoal, principalmente quando se utilizam as redes sociais e se publicam informações pessoais como imagens, como opiniões, como locais que gostamos de frequentar, como as nossas inclinações políticas, futebolísticas, desportivas são informações pessoais que nós publicamos de forma completamente gratuita e o que risco também de sermos enganados pela informação que colhemos da internet, por exemplo determinar as origens. Em termos de oportunidade também conseguimos conhecer o mundo, conhecer o que nos rodeia, conseguimos comunicar com os outros de uma forma mais rápida e estar próximos daqueles que não estão ao pé de nós”.

Como utilizadores da internet, 90% é para partilha de informação pessoal, 70% vê publicidade, 35% não gosta dessa mesma publicidade e 24% faz compras na internet, foram alguns dos dados revelados na sessão de ontem à noite na biblioteca municipal de Santo Tirso.

Contudo, Luís Valente deixa alguns conselhos para quem utiliza esta ferramenta diariamente.

“A internet não se apaga, o que nos publicamos na internet fica publicado, a internet tem uma memória tremenda, não esquece nada e portanto o primeiro conselho é pensar muito bem quando publicamos alguma coisa, avaliar a credibilidade das fontes de informação que recebemos e não sermos enganados facilmente e ter o cuidado de não querermos ser os primeiros a chegarmos a algum lado, as vezes essa tentação levamos a cometer mais riscos e mais erros”.

Esta sessão contou com a presença da vereadora da educação e formação, Sílvia Tavares, que revelou que a Câmara Municipal tem um projecto para distribuição de internet aberta pela cidade de Santo Tirso.

 

Partilhe
TOP