Ministro garante concurso para especialistas hospitalares até sexta-feira

Por Tiago / Terça-feira, 27 de Fevereiro de 2018 / Publicado na categoria Nacional

 

O ministro da Saúde insistiu esta terça-feira que até sexta será publicado o despacho para abrir concurso para os cerca de 700 recém-especialistas hospitalares que aguardam há mais de 10 meses.

Adalberto Campos Fernandes foi, esta terça-feira, questionado sobre o assunto pelos jornalistas à margem da apresentação da reunião intercalar, que decorrerá em Coimbra, da “World Health Summit 2018” (Cimeira Mundial da Saúde).

Segundo o ministro, o despacho que permite abrir concurso para os cerca de 700 médicos que concluíram internato há mais e 10 meses sairá em Diário da República até ao fim da semana.

“Não é uma questão de luz verde ou luz vermelha (do Ministério das Finanças), é uma decisão do Governo, o Governo publicará o despacho esta semana”, afirmou.

Na semana passada no parlamento, o ministro da Saúde tinha já indicado que o despacho sairia esta semana, depois de ter passado mais de um mês a afirmar que o concurso seria aberto “dentro de dias”.

A Ordem dos Médicos considerou já uma vergonha nacional o atraso na abertura deste concurso e na semana passada um grupo de recém-especialistas da área hospitalar foi ao Parlamento para entregar uma carta a contestar o facto de 700 profissionais estarem há “quase um ano” à espera do concurso.

São 710 médicos especialistas hospitalares que concluíram o internato há mais de 10 meses e que aguardam a sua colocação final em hospitais do Serviço Nacional de Saúde.

Partilhe
TOP