“Alimentação saudável” nas escolas de Santo Tirso

Por Rita Almeida / Terça-feira, 06 de Março de 2018 / Publicado na categoria Notícias, Regional

“Alimentação saudável” é a iniciativa desenvolvida em todas as escolas do ensino pré-escolar e do 1º ciclo de Santo Tirso, que arrancou na segunda-feira, em 36 escolas do município.

A escola da Ermida é uma das que está inserida nesta iniciativa e que recebeu o Presidente da autarquia, Joaquim Couto, e o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo.

Este projeto-piloto engloba ementas com frutos secos, como nozes e avelãs, fiambre de aves, pão com pouco sal, ovo cozido, atum em água ou fruta.

O presidente da autarquia, Joaquim Couto, explica como funciona esta iniciativa.

“Estamos a falar de um programa que envolveu a constituição de uma equipa multidisciplinar, com fiscalização rigorosa das dietas dos nutricionistas, procurando otimizar a educação nas escolas para a alimentação saudável. Normalmente são os filhos quem chama a atenção para colocar o cinto de segurança, para não fumar, ou para não beber, são eles, muitas vezes, os embaixadores das boas práticas na família”.

Fernando Araújo, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, fala deste projeto-piloto como sendo um bom exemplo e que deve ser adotado por outros municípios.

“Olhamos, cada vez mais, para a saúde não só na vertente curativa, mas, sobretudo, na vertente preventiva, de modo a alterar os hábitos de vida dos portugueses, para que vivam mais anos, com mais saúde e mais felizes e isso começa nestas crianças”.

Esta medida das ementas estão inseridas no projeto “alimentação Saudável”, que o Ministério da Saúde quer implementar no resto do país.

Partilhe
TOP