Alterações nos programas curriculares das escolas

Por Rita Almeida / Sexta-feira, 06 de Abril de 2018 / Publicado na categoria Nacional, Notícias

O decreto-lei que define os princípios de organização do currículo dos Ensinos Básico e Secundário foi esta quinta-feira aprovado em Conselho de Ministros e entra agora em fase consulta pública. O documento prevê que as escolas passem a poder gerir um quarto do tempo de funcionamento, adaptando tempos, espaços e metodologias aos projetos curriculares.

O Executivo enumera aquelas que considera serem as alterações principais. Entre elas, a gestão de 25% do tempo de funcionamento, “de forma não impositiva”, a adaptação do currículo ao Perfil dos Alunos à saída da escolaridade obrigatória, como finalidade dos 12 anos de escolaridade, e a “eliminação dos requisitos discriminatórios no acesso ao Ensino Superior dos alunos do Ensino Profissional e do Ensino Artístico especializado”.

No ensino secundário, é introduzida flexibilidade, permitindo que os alunos de diferentes cursos e vias possam permutar disciplinas.

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