Cultura em discussão no Debate Quinzenal

Por Rita Almeida / Sexta-feira, 06 de Abril de 2018 / Publicado na categoria Nacional, Notícias

Ontem foi dia de debate quinzenal. O clima aqueceu quando se discutiu o concurso de apoio às artes. António Costa ouviu queixas de todos os partidos e lamentou que as críticas ao regulamento não tivessem sido feitas antes do concurso. O tom do debate aqueceu no confronto direto com Assunção Cristas sobre a carga fiscal. O BE trouxe ainda a debate o tema da habitação, com Costa a prometer apresentar medidas em abril. O PCP centrou críticas no Novo Banco.

Apesar de estar marcado um debate de atualidade sobre o tema para esta sexta-feira, o plenário quinzenal com o primeiro-ministro não escapou ao tema que tem dominado a atualidade nacional. António Costa viu-se confrontado com as críticas aos resultados do concurso de apoio às artes a chegarem da esquerda e da direita. O Partido Ecologista “Os Verdes” deu início à discussão logo na primeira intervenção.

Em resposta à deputada ecologista Heloísa Apolónia, António Costa garantiu que o concurso inicial tinha uma verba 41 por cento superior à registada no ano anterior. O primeiro-ministro afirmou ainda que algumas das entidades culturais que têm sido referidas na comunicação social como não tendo recebido apoio público não o receberam porque “o júri entendeu que não eram merecedoras de apoio”. O primeiro-ministro anunciou ainda que foi decidido atribuir apoio a 43 entidades que não o tinham conseguido no concurso.

Partilhe
TOP