Investimento de 15 milhões no SIRESP

Por Rita Almeida / Sexta-feira, 06 de Abril de 2018 / Publicado na categoria Nacional, Notícias

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira uma resolução que altera o contrato entre o Estado e a SIRESP – Gestão de Redes Digitais de Segurança e Emergência. O Governo aprovou o investimento de 15,65 milhões de euros para a melhoria do sistema.

O Executivo considerou ser “imperioso modificar e fortalecer” o sistema de comunicações das autoridades, depois “das lacunas detetadas no SIRESP” aquando do combate aos fogos florestais que devastaram o país no ano passado e provocaram mais de uma centena de mortos.

“Estas medidas permitirão reduzir o risco de ocorrência de falhas do sistema e, deste modo, melhor garantir a segurança da população e bens”, de acordo com o comunicado do Conselho de Ministros. A alteração do contrato com o SIRESP e o respetivo investimento previsto serão agora enviados para o Tribunal de Contas, adiantou Maria Manuel Leitão Marques, ministra da Presidência.

Esta semana o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita tinha assumido no Parlamento que o SIRESO esteve indisponível 9.000 horas em 2017, contando o somatório de todas as estações da rede.

Partilhe
TOP