Síria: ONU chumba ataque dos EUA

O Conselho de Segurança da ONU chumbou este sábado a proposta de resolução russa que condenava o ataque dos Estados Unidos, França e Reino Unido contra a Síria. A Rússia critica a “agressão” ocidental e pede que sejam apresentadas provas do presumível ataque químico de Douma. Os Estados Unidos avisam que estão prontos para voltar a agir caso a Síria volte a usar armas químicas.
O projeto agora chumbado tinha sido distribuído por Moscovo antes do início da reunião de emergência do Conselho de Segurança, marcada a pedido deste mesmo país.
A proposta só recebeu os votos favoráveis da China e da Bolívia, para além da própria Rússia. Para ser aprovada, o documento precisava de ter pelo menos nove votos a favor e escapar aos vetos dos membros permanentes do Conselho de Segurança, nomeadamente o Reino Unido, a França e os Estados Unidos.
O projeto de resolução de cinco parágrafos, citado pela France Presse, expressava uma “grande preocupação” perante a “agressão” contra um Estado soberano que viola, segundo Moscovo, “o Direito Internacional e a Carta das Nações Unidas”.
O embaixador russo nas Nações Unidas acusou EUA, Reino Unido e França de “hooliganismo diplomático” e considerou que os ataques “tornam uma situação humanitária catastrófica ainda pior”.