Dia Mundial da Bicicleta – 19 abril

Por Rita Almeida / Quinta-feira, 19 de Abril de 2018 / Publicado na categoria Curiosidades, Notícias

Os objetivos da data passam por promover o uso da bicicleta como meio de transporte, por destacar os seus benefícios e por chamar a atenção para os direitos dos ciclistas.

Neste dia a bicicleta está no centro das atenções. Por todo o mundo se realizam iniciativas que incentivam o uso da bicicleta e a mobilidade sustentável.

O primeiro meio de transporte de muita gente faz bem à saúde, é económico e é amigo do ambiente, para além de transmitir um sentimento de liberdade.

Seja por conveniência ou como passatempo, andar de bicicleta é uma prática que tem aumentado a nível mundial. Em cidades como Amesterdão, Copenhaga, Estocolmo e Barcelona, a circulação de ciclistas prolifera, e mesmo Portugal se veem cada vez mais bicicletas na estrada, sobretudo ao fim de semana.

A data comemora-se a 19 de abril devido a uma experiência psicadélica que teve lugar a 19 de abril de 1943. O químico Albert Hofmann, conhecido como o “pai do LSD”, realizou uma experiência com LSD em si mesmo para determinar os efeitos psicotrópicos da substância, tendo de voltar a casa de bicicleta, numa viagem caricata que se tornou famosa.

A data comemorou-se pela primeira vez nos Estados Unidos da América, em 1989.

Partilhe
TOP