Pantir, a primeira panificadora com selo de qualidade

Por Rita Almeida / Terça-feira, 01 de Maio de 2018 / Publicado na categoria Notícias, Regional

“Juntos contra o sal” é a campanha promovida pelo Ministério da Saúde e ao qual o município de Santo Tirso aderiu. A primeira padaria com selo de qualidade pela redução de sal no pão fica em Santo Tirso, foi anunciado pelo secretário de estado adjunto e da Saúde, Fernando Araújo.

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde explica o objectivo desta iniciativa.

“A população portuguesa consome cerca de 30 toneladas a mais de sal por dia, o que faz com que um em cada três portugueses seja hipertenso e onde diariamente morrem mais de 90 portugueses com doenças cardiovasculares. O Governo quer mudar o cenário através da prevenção, pela redução do consumo diário de sal. Estamos a montar juntamente com a Direção-Geral de Saúde, Instituto Ricardo Jorge e Administração Regional de Saúde um prémio de forma a valorizar as padarias que mais precocemente atinjam esse valor.”

Menos de uma grama de sal por 100 gramas no pão até 2021, mas a panificadora Pantir já atingiu esses valor em 2018.

“Vamos alargar, no próximo ano, às escolas e ao Ensino Superior, num plano que visa até 2021 reduzir o sal no pão em 70%, passando para menos de um grama. De acordo com os testes feitos, e ainda agora comemos pão, não se nota qualquer diferença. A responsabilidade da indústria, que desde o início se aliou ao Governo nesta matéria e com quem foi feito um acordo no ano passado”.

Paulo Almeida, director da panificadora, explica como surge esta iniciativa.

“Sabíamos que era algo que seria obrigatório daqui a quatro anos e fomos convidados em finais de 2017 para integrar um projecto da câmara. Um período de teste de duas ou três semanas optamos por começar 2018 com o sal a menos de 1% por cada 100 gramas de pão”.

A Pantir a ser a primeira panificadora em Santo Tirso com o selo de qualidade pela redução de sal no pão.

 

Partilhe
TOP