Dia Mundial da Esclerose Múltipla – 30 maio

Por Rita Almeida / Quarta-feira, 30 de Maio de 2018 / Publicado na categoria Curiosidades, Notícias

Este dia começou a ser celebrado em 2009. Estima-se que existem 2,3 milhões de pessoas com esclerose múltipla em todo o mundo, entre as quais 8 mil portugueses.

A esclerose múltipla é uma doença auto-imune, degenerativa do sistema nervoso central, que afeta jovens adultos com idades entre os 20 e os 40 anos, mas sobretudo mulheres jovens.

Esta doença afeta funções como a visão, a locomoção e o equilíbrio. A esclerose múltipla pode tornar-se incapacitante anos após o diagnóstico da doença.

Os investigadores defendem que a doença é causada por uma combinação de fatores hereditários e ambientais: tabaco; fatores ambientais como a falta de exposição solar; fatores genéticos.

Os sintomas desta doença variam muito e dependem da localização da inflamação e do sistema nervoso central. A fadiga, a dor, a perda de força muscular, alterações da sensibilidade, alterações urinárias e institinais, problemas sexuais, equilíbrio, alterações cognitivas e alterações de humor e depressão são alguns fatores de alerta.

A esclerose múltipla é a principal causa de incapacidade jovem.

Partilhe
TOP