Dia Mundial Sem Tabaco – 31 maio

Por Rita Almeida / Quarta-feira, 30 de Maio de 2018 / Publicado na categoria Curiosidades, Notícias

Este dia Mundial Sem Tabaco visa alertar a população para os malefícios do tabaco e sensibilizar para a necessidade de proteger as pessoas para que não fumem por tabagismo passivo.

O consumo de tabaco é uma das principais causas de doença e de mortalidade prematura em todo o mundo. Segundo dados da OMS, morrem todos os anos cerca de 6 milhões de pessoas por doenças relacionadas com o tabaco. Um facto alarmante é que destas vítimas, mais de 600.000 pessoas são fumadores passivos.

Em Portugal, em cada 50 minutos morre uma pessoa com doença provocada pelo tabaco. O Ministério da Saúde desenvolveu uma outra campanha, também, ela chocante de forma a alertar para os problemas inerentes ao tabaco. Depois das imagens chocante nos maços de tabaco, agora é utilizado um vídeo sobre Maria, uma fumadora ativa, que sobre de cancro e não consegue deixar de fumar. A sua filha observa os seus atos com muita atenção e é induzida a fumar.

Este vídeo intitulado por “Uma princesa não fuma!” é, então, a nova campanha desenvolvida pelo Ministério da Saúde de forma a alertar para os malefícios do tabaco, uma vez que as mulheres são as mais afetadas pelo tabaco.

Partilhe
TOP