ALERTA: Bombeiros sem subsídios no concelho de Santo Tirso

Por Luís Mendonça / Sexta-feira, 01 de Junho de 2018 / Publicado na categoria Concelho, Notícias

A poucos dias do início do Verão, estação tradicionalmente mais quente e com mais ocorrências para os bombeiros, as três corporações de soldados da paz, no concelho de Santo Tirso, ainda não receberam a verba acordada pela Câmara Municipal de Santo Tirso.

Ao que a investigação da Rádio Voz de Santo Tirso conseguiu apurar, os 23.000€ prometidos a cada uma das três corporações tirsenses costumam ser pagos até à realização do Dia Municipal do Bombeiro. Este ano a efeméride realizou-se a 19 de maio, mas até à data da redação desta notícia, os bombeiros não receberam qualquer tipo de apoio por parte da autarquia.

Os bombeiros estão preocupados, uma vez que há despesas a liquidar, tais como os combustíveis, que com as últimas oscilações de preço têm confrangido bastante os orçamentos.

Foram já realizadas duas reuniões de câmara, desde o dia Municipal do Bombeiro, mas a autarquia ainda não tinha deliberado qualquer valor ou data para o pagamento dos subsídios destinados aos bombeiros. Segundo conseguimos apurar, está prevista na próxima reunião de câmara – a realizar a 14 de junho – a deliberação para o pagamento desse mesmo valor, não havendo para já qualquer tipo de informação para os bombeiros sobre o valor exato. As corporações desconhecem ainda se irão receber algum aumento, tendo em conta a inflação, que tem alterado os preços.

Santo Tirso, ainda sem ajudar os bombeiros, é o concelho onde menos verbas são disponibilizadas para as corporações. A título comparativo, na Maia, Trofa ou Famalicão – concelhos vizinhos, os valores são bastante mais elevados do que em Santo Tirso.

Partilhe
TOP