BE quer fim dos vistos gold

Por Rita Almeida / Quinta-feira, 14 de Junho de 2018 / Publicado na categoria Nacional, Notícias

Apenas noves do5.700 pedidos de vistos gold foram para criar emprego. O que deixou o Bloco de Esquerda quer aacabar com os vistos gold, uma vez que acredita que estes são mote para uma maior fonte de corrupção, tráfico de influências, eculato, branqueamento de capitais, ilícitos fiscais e criminais, bem como a discriminação entre quem tem dinheiro e quem não tem.

Por isso, ainda hoje vai dar entrada na Assembleia da República um projeto-lei nesse sentido. Uma proposta com apenas três artigos, em que o Bloco de Esuqerda “revoga a autorização de residência para atividade de investimento”, explica o deputado José Manuel Pureza.

“A esmagadora maioria são para investimento imobiliário” – e os números de fevereiro/março deste ano mostram que em 5717 pedidos, no total, 5553 foram para investimento imobiliário. “Em maio deste ano foram atribuídos 120 vistos, sendo 114 por via da aquisição de imóveis”, lê-se na exposição de motivos do projeto de lei.

Para José Manuel Pureza, não há dúvidas: “É investimento imobiliário com a conhecida característica da especulação. muito poucos são para recuperação ou reabilitação.” De acordo com o bloquista, “estamos a falar de investimento feito pelas elites, das oligarquias de países, como a China, de onde vem a larguíssima maioria de pedidos, Rússia, Angola…”

“Mais do que um imóvel, está em causa a compra de uma de uma autorização de residência, e se o preço desta autorização vale 500 mil euros, pouco importa que o imóvel não valha tanto”, registam os bloquistas no seu projeto.

Partilhe
TOP