O fim de semana vai ser quente

Por Impactus Web / Sexta-feira, 15 de Junho de 2018 / Publicado na categoria Nacional, Notícias, Regional

Segundo, a Direção-Geral da Saúde (DGS) este fim de semana vai ser de altas temperaturas. Contudo, é preciso cuidados redubrados, como a hidratação e manter as casas frescas.

No sitío da internet da DGS pode ler-se que a exposição ao calor intenso pode ter efeitos negativos na saúde, como a desidratação e outras complicações que podem ser evitadas e que “a reação de cada pessoa à temperatura e os seus efeitos na saúde podem ser diferentes”.

Para isso, a DGS recomenda que, durante os dias mais quentes, a população se mantenha hidratada, se proteja do calor, mantenha a casa fresca e fique em contacto e atento aos outros.

Recomenda ainda especial atenção, entre outros grupos, aos doentes crónicos, crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida e aconselha a população a evitar zonas de poluição elevada, lembrando que “as temperaturas elevadas e a poluição do ar estão muitas vezes associadas”.

“Sempre que trabalhar ou tiver alguma atividade no exterior faça-o acompanhado porque em situações de calor extremo poderá ficar confuso ou perder a consciência”, alerta ainda a DGS.

Alguns dos conselhos deixados é para que beba muita água, evite bebidas alcoólicas e com muito açúcar, faça refeições frias e leves. Evite, também, a exposição solar direta ao sol, com especial atenção entre as 11:00 e as 17:00, e as atividades físicas no exterior, principalmente nos horários mais quentes.

Não se deve esqueçer de usar roupas leves, claras e soltas, chapeú e óculos de sol, procure locais com sombra e frescos e, claro, o uso de protetor solar.

Partilhe
TOP