Dia Mundial do Vitiligo – 25 junho

Por Impactus Web / Segunda-feira, 25 de Junho de 2018 / Publicado na categoria Curiosidades, Notícias

Este dia Mundial do Vitiligo, também conhecida por Dia Mundial do Combate ao Vitiligo, pretende aumentar o conhecimento das pessoas sobre o vitiligo e travar a progressão da doença.

Foi escolhido o dia 25 de junho em alusão à morte de Michael Jackson, que sofria de vitiligo e lúpus.

O vitiligo é uma doença não contagiosa que se caracteriza pela perda da coloração da pele, formando-se frequentemente manchas brancas pelo corpo todo. Não provoca dor física, mas causa transtornos emotivos e psicológicos. Estas manchas podem ser despoletadas por vários fatores, desde o componente genético às exposição solar ou química, desde queimaduras ao stress e outros traumas emocionais.

Aos primeiros sinais de descoloração da pele deve-se consultar um dermatologista, pois quanto mais cedo se começar o tratamento, maior é a hipótese de se evitar a propagação das manchas. Os tratamentos extensivos, de cirurgias a fototerapias, podem ser capazes de controlar, atenuar e, em certos casos, até de curar o vitiligo.

Estima-se que existam 100 milhões de pessoas no mundo afetadas por vitiligo, com 1% da população europeia a sofrer desta doença.

Partilhe
TOP