Águas em Portugal com qualidade superior

Por Luís Mendonça / Quarta-feira, 04 de Julho de 2018 / Publicado na categoria Nacional, Notícias

A qualidade das águas, em Portugal, é superior à média europeia, revelou a Agência Europeia do Ambiente.

Na Europa, apenas 40% das massas de água estão em bom estado ecológico. Portugal é um dos países onde a qualidade da água nos rios, lagos, águas costeiras e subterrâneas se encontra bem posicionada.

A conclusão é da Agência Europeia do Ambiente (AEA) que, com o relatório “Águas europeias: avaliação do estado e das pressões 2018”, constatou que a maioria das águas não cumpre com os padrões ecológicos mínimos para evitar a degradação do habitat e a poluição.

Peter Kristensen, coordenador do estudo, declarou ao The Guardian que uma maior densidade populacional e práticas intensivas na agricultura foram alguns dos fatores que contribuíram para o resultado.

“É necessário fazer muito mais para que todos os lagos, rios, águas costeiras e subterrâneas fiquem num bom estado”, afirmou Karmenu Vella, comissário da União Europeia para o ambiente.
“Combater a poluição proveniente da agricultura, indústria e agregados familiares exige esforços conjuntos de todos os que utilizam água na Europa”.

Acrescentou, no entanto, que desde 2010 tem havido uma melhoria ligeira na qualidade da água devido ao aperfeiçoamento do tratamento das águas residuais e à redução da contaminação pela agricultura, o que levou à restauração de sistemas ecológicos degradados e facilitou as migrações de peixes.

O relatório alerta que a maioria das águas subterrâneas está em boas condições mas que apenas 40 por cento dos rios, lagos e águas costeiras vigiadas conseguiram obter a classificação de “bom” ou “muito bom”.

Partilhe
TOP