Chuva de regresso até ao início da próxima semana

Por Impactus Web / Sexta-feira, 13 de Julho de 2018 / Publicado na categoria Nacional, Notícias

A chuva vai regressar e vai manter-se até ao início da próxima semana, segundo a meteorologista Ângela Lourenço, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em declarações à agência Lusa, a meteorologista explica que “é normal chover no verão, mas o que é menos comum é a persistência de dias em que esta ocorre. Se pensarmos no dia isoladamente é uma situação normal. As pessoas falam muito das trovoadas e da chuva, mas é uma situação típica de verão. Aqui o que talvez possa não ser tão comum é a persistência, a sequência de dias em que estas condições meteorológicas se repetem poderá não ser tão comum acontecer”, explicou.

Este posicionamento do antociclone dos Açores poderá etar relacionada com a chuva que chega a Portugal Continental, afirma Ânglea Lourenço.

“Está relacionado com o facto de o anticiclone dos Açoes se encontrar muito para oeste permitindo que as regiões depressionárias, aquelas que poderão dar ocorrência de precipitação, estejam mais nas latitudes de Portugal continental e na Península Ibérica. É uma situação que pode acontecer no verão e acontece com alguma frequência, mas a persistência é que não é tão comum”, salientou.

A meteorologista adiantou que as condições meteorológicas previstas para esta sexta-feira e para o fim de semana vão ser semelhantes ao que têm sido nos últimos dias.

Partilhe
TOP