Metereologia

 

400 mil mortes prematuras causadas pela poluição

Por Just Web / Segunda-feira, 29 de Outubro de 2018 / Publicado na categoria Nacional, Notícias

Na Europa, mais de 400 mil mortes prematuras foram causadas devido à poluição do ar, aponta um relatório da Agência Europeia do Ambiente.

O ar que se respira nas cidades europeias está poluído com substâncias perigosas, que terão provocado centenas de milhares de mortes prematuras durante 2016. O organismo europeu assinala “lentas melhorias”, mas destaca que “a poluição do ar continua a ultrapassar os limites e diretivas da União Europeia e da Organização Mundial de Saúde”.

Uma das principais causas para a poluição são os transportes rodoviários, uma vez que emitem partículas nocivas e gases como dióxido de azoto e ozono, que são “um perigo para a saúde humana e para o ambiente”.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 98% da população esteve exposta a doses superiores ao limite recomendado durante o ano de 2016. A exposição ao ozono terá contribuído para a morte de cerca de 17.700 pessoas em 41 países da Europa.

Além dos seres humanos, os ecossistemas, solos, florestas, lagos, rios e campos agrícolas também são afetados. O impacto na saúde caracteriza-se por infeções pulmonares, ataques cardíacos, acidentes vasculares e cancro do pulmão.

TOP